domingo, 5 de fevereiro de 2012

Pavlova

A Pavlova é uma sobremesa com base de merengue cujo nome é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova. Tem a forma de um suspiro gigante, sendo crocante por fora e macia por dentro e, geralmente, é decorada com frutos por cima.
Esta sobremesa foi inventada depois de uma viagem de Anna Pavlova à Austrália e Nova Zelândia, o que fez com que ambos os países reivindicam a invenção da iguaria, o que é fonte de conflito de opiniões entre os dois países.
É uma sobremesa muito popular e tem uma grande importância na gastronomia dos dois países da Oceania, sendo muitas vezes servida em festas tradicionais, como o Natal.

Ingredientes:
 - 150ml de claras de ovo (aprox. 4 claras)
 - 220gr de açúcar em pó
 - 2 colheres de sopa de farinha Maizena (Amido de Milho)
 - 2 colheres de chá de vinagre branco

Preparação:
 - Pré-aquecer o forno a 150ºC (300ºF)
 - Numa tigela, bater as claras em castelo até ficarem bem firmes. Gradualmente ir adicionando o açúcar em pó, bater bem até a mistura ficar firme e lisa. Adicione a farinha e o vinagre e misture bem, até ficar tudo incorporado.
 - Num tabuleiro forrado com papel vegetal e com a ajuda de uma colher, disponha a mistura na forma que desejar.
 - Reduza o forno até aos 120ºC (250ºF) e deixe cozer durante 1h20m. Passado esse tempo, desligue o forno e deixe a Pavlova arrefecer completamente dentro do forno.
 - Decore conforme o seu gosto.


Nota: Para ter um elemento cremoso, faça um chantilly e cubra a Pavlova, antes de decorar com as frutas.

Retirei esta receita do site do programa MasterChef Austrália (o qual sou verdadeiramente viciada) e é da chef Donna Hay.
Cá em casa, em qualquer festa, esta sobremesa não pode mesmo faltar. A guarnição que mais gostamos é o maracujá e as framboesas, porque como são frutos ácidos cortam o doce do merengue.
Uma tentação deliciosa!

Bom Apetite*

2 comentários:

  1. Ni, fica aqui combinado que qualquer dia faço uma para ti! :D Entretanto, vi uma receita indicada para ti: Hambúrguer de Beterraba! Tenho de averiguar e depois dou-te a provar! *

    ResponderEliminar