quinta-feira, 12 de abril de 2012

Bolo Esponja Victoria

Boa tarde J
Hoje venho-vos mostrar mais um pedido que me fizeram, de um bolo especial. Desta vez foi destinado à inauguração de um novo espaço em Mafra: 'Ganesh Body & Mind é o espaço ideal para o seu equilíbrio e bem estar, cuidando do seu corpo e fortalecendo a sua Mente'.
Mais um desafio bem superado e que me deu muito prazer em executar, pelas pessoas que mo pediram e para o contexto a que se propunha.


Ingredientes:
 - 175gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente
 - 174gr de açúcar refinado
 - 3 ovos, batidos
 - 175gr de farinha autolevedante
 - 2 colheres de sopa de leite meio gordo
 - 1 colher de chá de extracto de baunilha

Preparação:
 - Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela grande, misture a manteiga amolecida e o açúcar com a batedeira até ficar como chantilly. Bata ligeiramente os ovos numa tigela e depois junte-os pouco a pouco à mistura anterior.
 - Peneire a farinha sobre a mistura, pouco a pouco, e misture suavemente com uma colher metálica. Deite o extracto de baunilha no leite e mexa bem. Adicione à massa do bolo.
 - Coloque a massa na forma e alise as superfícies com uma faca. Coloque na grelha do meio do forno e deixe cozer 20 a 30 minutos, até crescer  e ficar dourado e a superfície retomar a forma quando pressionada ligeiramente. Deixe ficar na forma alguns minutos antes de os retirar para arrefecimento.
 - Para rechear, prepare o chantilly e arranje alguns morangos. Quando o bolo estiver frio, corte-o na horizontal e recheie.


Para a decoração usei chantilly, pepitas de chocolate e pasta de açúcar branca e castanha. Com a pasta de  açúcar branca desenhei um Ganesh, uma vez que é o logótipo deste projecto e o elemento que não podia faltar neste bolo.

A inauguração foi um sucesso e toda a gente estava bem-disposta e divertida. Adoraram o bolo que, para mim, foi o mais importante.

Bom Apetite *

Sem comentários:

Enviar um comentário