domingo, 6 de maio de 2012

Bolo de Chocolate com Ganache

Boa noite.
Hoje, como não podia deixar de ser, vou postar uma experiência relativa ao Dia da Mãe! Este ano dediquei-me a um projecto totalmente personalizado para a melhor mãe do Mundo: a minha! ihihi

A receita do bolo foi retirada do site do SaborIntenso, que já fez 3 anos! (Parabéns!!)

Ingredientes:
Para o Ganache:
 - 200g de chocolate de culinária em tablete
 - 200 ml de natas
Para o Bolo:
 - 4 ovos
 - 250g de açúcar
 - 210g de farinha de trigo sem fermento
 - 1 colher de sopa bem cheia de manteiga derretida
 - 100g de chocolate em pó
 - 125 ml de leite
 - 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Preparação do Ganache:
 - Num tachinho, leve ao lume as natas e deixe aquecer muito bem. Quando estiver quase a ferver, junte a tablete de chocolate partida em pedaços. Misture muito bem até que fique um creme homogéneo. Deixe arrefecer e guarde no frigorífico aproximadamente 4 horas até que fique um creme consistente.

Preparação do Bolo:
 - Parta os ovos e separe as gemas das claras. Às gemas, junte o açúcar, a manteiga e o leite. Bata durante 10 minutos até que fique cremoso.
 - Bata as claras em castelo.
 - Misture o chocolate em pó com o creme. Alternadamente, envolva a farinha, o bicarbonato de sódio e as claras com o creme.
 - Coloque a massa numa forma (tamanho desejado) previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno pré-aquecido nos 170º e deixe cozer aproximadamente 40 minutos. Depois do bolo cozido, retire-o.
 - Depois do bolo frio e desenformado, corte-o ao meio para rechear com uma faca ou um cortador de bolos. Retire a parte de cima. Recheie com metade do creme de chocolate (ganache). Coloque novamente a outra metade por cima. Barre o bolo todo com o restante creme.
 - Decore a gosto.


Decorei o bolito com Pasta Portuguesa Branca e Vermelha e passei com um rolo de relevos de corações (que foi a mamã que ofereceu)! Com corante alimentar, pintei alguns dos corações, para dar mais uma alegria ao bolo. 

A mãe ADOROU!!!!

Bom Apetite*

3 comentários:

  1. Está lindo! Eu também comi bolo de chocolate, mas foi comprado pela avó (as avós são também um género de 2ª mãe, não é?). Onde arranjas a pasta portuguesa? Compras ou fazes em casa?

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Anouska!
    Eu compro a Pasta Portuguese, há lojas especializadas em Cake Design que a vendem, tanto branca como coloridas!

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga saxofonista ! (:
    Estão todas lindaaas as tuas obras de arte ^^
    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar