quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Leite-Creme de Baunilha e Laranja

Boa tarde.

Hoje apeteceu-me experimentar uma receita nova que conheci através do chef José Avillez no seu programa JA ao Lume. Achei este leite-creme maravilhoso e não descansei até experimentar.


A receita que vos mostro aqui não é igual à original, não tinha todos os ingredientes cá em casa, pelo que tive de adaptar um bocadinho. Não tinha vagens de baunilha e não quis usar tantas natas. Então, foi assim que fiz:

Ingredientes:
 - 150ml de leite
 - 200ml de natas
 - 55gr de açúcar mascavado
 - 4 gemas de ovo
 - 2 colheres de sopa de sumo de laranja
 - 1 colher de sobremesa de açúcar abaunilhado
 - Casca de laranja (sem a parte branca) q.b.
 - Açúcar (para queimar)

Preparação:
 - Aqueça o forno a 150ºC.
 - Leve o leite ao lume juntamente com 100ml de natas. Juntar o açúcar abaunilhado e a casca de laranja e deixe que comece a fervilhar.
 - Numa taça, bata as gemas com o açúcar.
 - Retire o leite aromatizado do lume e junte a restante nada fria e o sumo de laranja. Envolva bem e acrescente progressivamente às gemas envolvendo sempre com umas varas.
 - Se achas necessário, coe por um passador fino e verta o preparado para uma taça (ou taças) que possa ir ao forno. Coloque a taça num tabuleiro de forno.
 - Com cuidado, encha o tabuleiro com água quente até metade da altura da taça e leve ao forno a cozer durante 40 minutos, aproximadamente.
 - O creme deve ficar firme, mas com uma pequena ondulação ao centro (quando arrefecer o creme irá assentar).
 - Retire do forno e deixe arrefecer à temperatura ambiente. Logo que a taça esteja fria, reserve no frigorífico até utilizar.
 - Retire do frigorífico 10 minutos antes de utilizar. Polvilhe com açúcar e caramelize com a ajuda de um maçarico. Sirva de imediato.

Este leite-creme tem um suave sabor a laranja e a baunilha, não sendo muito enjoativo. Estas quantidades não rendem muito, mais ou menos o suficiente para 4 pessoas. Foi hoje a nossa sobremesa e foi um sucesso. Mostro-vos agora uma fotografia com a minha prenda de Natal, que é a razão de eu fazer leite-creme daqui para a frente: um maçarico de cozinha. :D


Bom Apetite *
Download Leite-Creme de Baunilha e Laranja

2 comentários:

  1. Mas que belo leite-creme! Quase que se sente daqui o cheiro da laranja :P
    Que inveja, tens um maçarico!!! Tenho de ver se arranjo um, adoro o "crac-crac" de um bom leite-creme... Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre gostei muito de leite-creme, mas nunca tinha experimentado a sensação de partir o açúcar queimado, até agora! :D É mesmo óptimo, tens mesmo de arranjar um. ihii

      Eliminar