segunda-feira, 1 de abril de 2013

Bola de Carne em Forma

Boa tarde!

Ontem com a correria da Páscoa, com a família toda presente, não tive tempo para postar aqui esta receita maravilhosa de Bola de Carne, que fazemos quase sempre nesta altura do ano. 

Esta receita está presente numa revista de Culinária de 2008 e, desde que a experimentou, a mãe adora-a (e todos nós também, claro)! Como somos uma família grande (e comilona), decidimos fazer a dose dobrada. Ficou este 'monstro', como o meu primo lhe chamou, delicioso!


Ingredientes
 - 650gr de farinha
 - 50gr de manteiga amolecida
 - 2dl de leite morno
 - 3 colheres de sopa de açúcar
 - 3 ovos pequenos
 - 25gr de fermento de padeiro
 - Leite para pincelar
 - Manteiga para untar
 - Farinha para polvilhar
 - Sal q.b.
Para o Recheio
 - 100gr de fiambre fatiado
 - 100gr de bacon fatiado
 - 100gr de chourição fatiado

Preparação
 - Dissolva o fermento e o açúcar no leite e deixe repousar durante 20 minutos. Depois junte os ovos, a manteiga e a farinha, misture bem e trabalhe bem a massa até descolar das mãos. Faça uma bola com a massa, polvilhe-a com farinha, coloque-a dentro de uma tigela, cubra com um pano e deixe levedar durante 1 hora.
 - Barre uma forma de buraco com manteiga. Deite a massa em cima de um pano de cozinha polvilhado com farinha e, com o rolo da massa, entende-a bem até ficar o pano todo coberto. Espalhe em cima o fiambre, o bacon e o chourição sem pele e enrole com a ajuda do pano até ficar um rolo.
 - una as pontas do rolo, coloque-o dentro da forma, pincele por cima com leite e leve ao forno pré-aquecido a 190ºC durante 40 minutos.
 - Retire, desenforme e sirva morno ou frio.


Por ser toda enroladinha, fica muito engraçada quando se cortam as fatias. Foge um bocadinho das Bolas que se vêem normalmente.

Bom Apetite *

1 comentário: