domingo, 16 de fevereiro de 2014

Dia de São Valentim

Boa tarde,

Com alguns dias de atraso, mostro-vos como se adoçou um bocadinho mais o nosso dia de S. Valentim. Um bolo maravilhoso, com a cor ideal para um dia especial.


Red Velvet
Ingredientes
 - 300g de açúcar
 - 125g de manteiga 
 - 2 ovos
 - 250g de farinha 
 - 80g de Cacau 
 - 250ml de Natas 
 - 2 colheres de sopa de corante vermelho
 - 1 colher de chá de fermento em pó
 - 1 colher de chá de vinagre
 - Sal q.b.

Preparação
 - Bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso.
 - Junte os ovos, um a um. Adicione a farinha (previamente misturada com o cacau) e as natas (previamente misturadas com o corante) alternadamente.
 - Misture bem. Junte o fermento, o sal e o vinagre e mexa novamente.
 - Verta a massa numa forma previamente untada com manteiga e o fundo forrado com papel vegetal.
 - Leve ao forno a 180ᵒC durante 25 minutos.


O unico senão deste bolo (embora não saber se a falha foi minha) é ficar demasiado escuro, por não se notar bem aquela cor vermelha. Talvez seja por ter demasiado cacau ou por o corante não ser realmente bom.

Enfim, ficou um bolo húmido e equilibrado, não muito doce. Acabou num instante! J Espero que tenham tido um óptimo dia, com aqueles que mais amam, que é isso que realmente importa.

Bom apetite *

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

2º Aniversário e Um Beirão

PARABÉNS :D

Hoje é dia de festa, estamos todos de parabéns! Mais um ano se passou, aqui no Marinada, sempre com a vossa tão boa companhia. Um pouco mais atribulado, com pequenas ausências mas com muita vontade de fazer mais e melhor!

Que este segundo aniversário seja significado de mais alguma experiência e partilha, regado com a vossa alegria e, claro, sugestões e opiniões.

Numa comemoração não pode deixar de haver um bolinho docinho e algo com que brindar... e que tal juntar estas duas maravilhas?


Bolo Beirão

Ingredientes
 - 150 gr. nozes picadas
 - 120 gr. açúcar
 - 150 gr. manteiga
 - 5 ovos
 - 150 gr. farinha de trigo
 - 3 colheres (chá) fermento em pó
 - 10 cl. de Licor Beirão

Preparação
 - Bater bem o açúcar com os ovos até obter uma gemada homogénea e espumosa. Adicione a manteiga derretida aos poucos, para não cozer os ovos e misturar bem.
 - Acrescentar a farinha com o fermento e bater bem.
 - Por fim, juntar o Licor Beirão e as nozes.
 - Colocar numa forma untada com margarina e levar ao forno médio, durante 45 minutos.


Este é um bolinho muito simples de fazer e que fica delicioso. O sabor das nozes tão característico com o gostinho do Licor Beirão, a combinação perfeita. Não fica muito doce e é bastante húmido, ideal para aqueles dias mais cinzentos, a precisar de ânimo.

Resta-me agradecer muito o carinho de todos os seguidores do Marinada e espero que nos continuem a seguir e a dar o feedback tão ou mais positivo com que me têm brindado nestes dois anos.

Gosto muito de vocês, todos!

Parabéns a nós!!

MarinaPesca